A pornografia é uma questão da esquerda

Gail Dines e Robert Jensen

Feministas anti-pornografia se acostumaram com os insultos da esquerda. Mais e mais somos informadas de que somos anti-sexo, pudicas, simplistas, politicamente ingênuas, diversionistas e tacanhas. Os críticos mais rudes, não hesitam em sugerir que a cura para esses males está em, como digamos, uma sólida experiência sexual.

Além dos insultos, nós constantemente enfrentamos uma pergunta: Por que  perdemos o nosso tempo com a questão da pornografia? Uma vez que somos anti-capitalistas e esquerdistas anti-imperialistas, bem como feministas, não devemos nos concentrar  nas muitas crises políticas, econômicas e ecológicas (guerra, pobreza, aquecimento global, etc)? Por que gastaríamos parte de nossas energias intelectuais e de organização ao longo das últimas duas décadas prosseguindo na crítica feminista à pornografia e à indústria da exploração sexual?

A resposta é simples: Nós somos contra a pornografia precisamente porque somos de esquerda, bem como feministas.

Como  esquerdistas, rejeitamos o sexismo e o racismo que satura o mercado de massa  contemporânea da pornografia. Como esquerdistas, rejeitamos a mercantilização capitalista de um dos aspectos mais básicos de nossa humanidade. Como esquerdistas, rejeitamos a dominação das empresas de mídia e cultura. Feministas anti-pornografia não estão pedindo que a esquerda aceite uma nova maneira de olhar o mundo, mas em vez disso, argumentando por  consistência na análise e aplicação de  princípios.

Sempre pareceu-nos estranho que muitos da esquerda de forma consistente,  se recusam a se envolver em uma crítica sustentada e ponderada da pornografia. Tudo isso é particularmente desastroso num momento em que a esquerda está se debatendo para encontrar adesão por parte do público,  uma critica da pornografia baseada em uma análise feminista radical de esquerda que se contraponha aos direitistas moralistas, poderia ser parte de uma estratégia de organização eficaz.

Análise da mídia pela esquerda

Esquerdistas examinam a mídia como um local onde a classe dominante cria e impõe definições  e explicações do mundo. Sabemos que  notícias não são  neutras, que os programas de entretenimento são mais do que apenas diversão e jogos. Estes são lugares onde a ideologia é reforçada, onde o ponto de vista dos poderosos é articulado.Esse processo é sempre uma luta, as tentativas de definir o mundo pelas classes dominantes podem ser, e são, combatidos. O termo “hegemonia” é geralmente usado para descrever este sempre contestado processo, a maneira pela qual a classe dominante tenta assegurar controle sobre a construção de sentido.

A crítica feminista da pornografia é consistente com – e, para muitos de nós,  se origina de – uma análise amplamente aceita na esquerda ,  da ideologia  hegemônica  dos meios de comunicação, levando à observação de que a pornografia está para o patriarcado assim como os comerciais de tv para o capitalismo. No entanto, quando a pornografia é o tema, muitos na esquerda parecem esquecer-se da teoria de Gramsci da hegemonia e aceitar o argumento de auto-defesa do pornógrafo de que a pornografia é mera fantasia.

Aparentemente, a percepção comum da esquerda de que as imagens da mídia podem ser ferramentas para a legitimação da desigualdade, vale para uma análise da CBS ou  CNN, mas evapora-se quando a imagem é de uma mulher tendo um pênis enfiado em sua garganta com tanta força que engasga. Nesse caso, por razões inexplicáveis, não devemos tomar a sério as representações pornográficas ou visualizá-los como produtos cuidadosamente construídos  dentro de um sistema mais amplo de gênero, raça e desigualdade de classe. O  valioso trabalho realizado pela crítica sobre a política da mídia de produção, aparentemente, não tem valor para a pornografia.

A pornografia é fantasia, de uma espécie. Assim como programas policiais na tv  que afirmam a nobreza da  polícia e promotores como protetores do povo são fantasia.  Assim como as histórias de Horatio Alger de que trabalho duro são recompensados no capitalismo são fantasias. Assim como os filmes onde o elenco árabe são todos terroristas, são uma fantasia.

Todos esses produtos da mídia são criticados pela esquerda, precisamente porque o mundo de fantasia que eles criaram é uma distorção do mundo real em que vivemos. A polícia e promotores fazem, por vezes, a busca pela justiça, mas também reinforçam o regime dos poderosos. Os indivíduos no capitalismo prosperam  algumas vezes como resultado de seu trabalho árduo, mas o sistema não fornece a todos os que trabalham duro uma vida decente. Um pequeno número de árabes são terroristas, mas isso fica obscurecido na América branca quanto à humanidade da grande maioria árabe.

Tais fantasias também refletem como os detentores do poder querem que as pessoas subordinadas se sintam. Imagens de negros felizes nas plantações fazem brancos se sentirem satisfeitos na sua opressão aos escravos. Imagens de trabalhadores satisfeitos acalmam os receios capitalistas de uma revolução. E homens lidam com seus complexos sentimentos sobre a masculinidade contemporânea e sua tóxica mistura de sexo e agressão, buscando imagens de mulheres que gostam de dor e humilhação.

Por que tantos na esquerda parecem assumir que pornógrafos  operam num universo diferente do de outros capitalistas? Por que a pornografia seria a única forma de representação produzida e distribuída por empresas que não seria um veículo para legitimar a desigualdade? Por que os  pornógrafos  seriam os capitalistas rebeldes à procura de subverter o sistema hegemônico?

Por que os pornógrafos são, frequentemente, os únicos com livre acesso na esquerda?

Depois de anos enfrentando a hostilidade da esquerda em público e na imprensa, nós acreditamos que a resposta é óbvia: o desejo sexual pode restringir a capacidade das pessoas para a razão crítica – especialmente em homens no patriarcado, onde o sexo não é só prazer, mas sobre o poder.

Esquerdistas – especialmente os homens à esquerda – precisam superar a obsessão com escapismo.

Vamos analisar  a pornografia não como sexo,  mas como mídia. Onde é que se ligam?

A mídia corporativa

Críticas ao poder corporativo da mídia comercial são onipresentes na esquerda. Esquerdistas com diferentes projetos políticos podem se unir para condenar o controle dos conglomerados sobre notícias e entretenimento. Devido à estrutura do sistema, é um dado que estas corporações criam programas que vão de encontro aos interesses dos anunciantes e elites, não das pessoas comuns.

No entanto, ao discutir a pornografia, esta análise voa para fora da janela. Ouvindo muitos na esquerda defendendo a pornografia, poderíamos pensar que o material está sendo feito por artistas batalhadores que incansavelmente trabalham em sótãos só para nos ajudar a compreender os mistérios da sexualidade. Nada poderia estar mais longe da realidade.  A indústria da pornografia é apenas isso _uma indústria dominada por empresas de produção de pornografia que criam o material mainstream que corporações lucram distribuindo.

É fácil entender isso em troca de idéias entre os pornógrafos  _eles tem uma revista comercial  Adult Video News.  As discussões nela não tendem a se concentrar sobre o potencial transgressor da pornografia polissêmica dos textos sexualmente explícitos. Trata-se  _ que surpresa! _ de lucros. As histórias da revista não refletem uma consciência crítica sobre muita coisa, especialmente gênero, raça e sexo.

Andrew Edmond – presidente e CEO da Flying Crocodilo, uma empresa de pornografia de US $ 20 milhões  – coloca sem rodeios: “Um monte de gente arranja distração do modelo de negócios (o sexo). É tão sofisticado e multifacetado quanto qualquer outro tipo de mercado. Operamos como qualquer empresa da Fortune 500.”

As empresas de produção – a partir de grandes produtores, como Larry Flynt Productions aos pequenos operadores fly-by-night –  atuam como corporações no capitalismo, buscando maximizar a sua cota de mercado e o seu lucro. Eles não consideram as necessidades das pessoas ou os efeitos dos seus produtos, mais do que outros capitalistas. Romantizar a pornografia faz tanto sentido quanto romantizar os executivos da Viacom ou da Disney.

Pornografia incrementa igualmente o lucro das grandes corporações de mídia. Hugh Hefner e Flynt tiveram que lutar par ganhar credibilidade dentro dos salões do capitalismo, mas hoje muitos das corporações lucram com a pornografia através da propriedade de empresas de distribuição a cabo e internet.  As grandes empresas que distribuem pornografia também distribuem mídia. Um exemplo é o NewsCop de Rupert Murdoch.

NewsCop é o grande proprietário da DirectTv,  que vende mais filmes pornográficos do que Flynt.  Em 2000, o New York Times relatou que cerca de US$200 milhões de dólares é gasto por ano pelos 8,7 milhões de assinantes com a DirectTV. Entre News Corp  e outras explorações de mídia estão a Fox e redes de TV a cabo, a Twentieth Century Fox, o New York Post e TV Guide. Bem-vindo à  sinergia:  Murdoch também é proprietário da HarperCollins, que publicou o best seller  pornográfico de Jenna Jameson “How To Make Love Like a Porn Star”.

Quando Paul Thomas aceitou o prêmio de melhor diretor na cerimônia de premiação  da indústria da pornográfica de 2005, ele comentou sobre a empresarialização do setor, brincando: “Eu costumava receber o pagamento em dinheiro dos italianos.  Agora eu sou pago com um cheque de um judeu… ” Ignorando as  cruas referências étnicas  (Thomas trabalha principalmente para a Vivid, cujo dono é judeu), o seu ponto era que o que antes era em grande parte uma multidão de negócios financiados agora é apenas uma outra empresa corporativa.

Como a esquerda se sente  acerca de empresas corporativas? Queremos executivos ávidos por lucros corporativos construindo a nossa cultura?

Mercantilização

Há muito que se compreendeu que um dos aspectos mais insidiosos do capitalismo é a mercantilização da tudo. Não há nada que não possa ser vendido no jogo capitalista de acumulação infinita.

Na pornografia os riscos são ainda maiores, o  que está a ser mercantilizado é crucial para nosso sentido de self. Qualquer que seja a sexualidade ou pontos de vista sobre a sexualidade, praticamente todos concordam que é um aspecto importante da nossa identidade. Na pornografia e na indústria do sexo em geral, a sexualidade é mais um produto para ser embalado e vendido.

Quando essas preocupações são levantadas, os esquerdistas pró-pornografia, muitas vezes correm para explicar que as mulheres da pornografia escolheram esse trabalho. Embora qualquer discussão sobre a escolha deva levar em consideração as condições em que se escolhe, não contestamos que as mulheres escolhem, e como feministas respeitamos a escolha e tentamos compreendê-la.

Mas, no melhor de nosso entendimento, ninguém na  esquerda defende a mídia capitalista – ou qualquer outra empresa capitalista -apontando  os trabalhadores como tendo consentido em fazer o seu trabalho. As pessoas que participam da produção de conteúdo de mídia ou qualquer outro produto, consentem em trabalhar em tais empresas. E daí? A crítica não é sobre os trabalhadores, mas sobre os proprietários e estrutura.

Olhe para a maior estrela da indústria Jenna Jameson, que parece controlar a sua vida empresarial. No entanto, em seu livro, ela relata que foi estuprada na adolescência e descreve as maneiras pelas quais os homens que passavam por sua vida a cafetinavam. Seu desespero por dinheiro também vem à tona quando ela tentava conseguir um emprego como stripper, mas parecia muito jovem _ela entrou num banheiro e tirou o aparelho dos dentes com um alicate. Ela também descreve o abuso de drogas e lamenta os muitos amigos na indústria que perdeu para as drogas. E esta é a mulher que se diz a mais poderosa da indústria.

Entendemos que numa análise da esquerda, o foco não está nas decisões individuais sobre como sobreviver em um sistema que transforma tudo em mercadoria e retira-nos oportunidades significativas para controlar nossas vidas. É sobre a luta contra um sistema.

 Racismo

Como as formas mais gritantes e repelentes de racismo desapareceram da mídia, a esquerda tem salientado que as formas sutis sustentam o racismo, e que sua constante reprodução através da mídia é um problema. Raça importa e representações raciais da mídia, importam.

A pornografia é o único gênero de mídia em que o racismo declarado é aceitável.  Não é racismo sutil, codificado, mas o antiquado racismo americano _representações estereotipadas do garanhão negro do sexo masculino, a animalesca mulher negra, a latina quente, a gueixa asiática recatada. Fornecedores  de pornografia tem uma categoria especial, “inter-racial”, que permite aos consumidores exercer várias combinações de características raciais e cenários racistas.

O racismo do setor é tão abrangente que passa despercebido. Numa entrevista com o produtor do DVD “Black Bros and Asian Ho’s”, um de nós perguntou se ele já foi criticado pelo racismo da tais filmes. Ele disse: “Não, eles são muito populares.” Repetimos a pergunta: “Popular sim, mas as pessoas nunca criticam o racismo?” Ele olhou incrédulo; a questão aparentemente nunca passou pela sua cabeça.

Num tour por lojas de material pornográfico fica claro que justiça racial não é central para a indústria. É típica a declaração em filmes do tipo “Black Attack Gang Bang”: “Minha missão é encontrar lindas bonequinhas brancas para serem metidas com força  por alguns grandes e duros paus negros .” Seria interessante ver esquerdistas pró-pornografia argumentando para um público não-branco que estes filmes não estão relacionados com a política de raça e supremacia branca.

O mercado de produtores como Vivid utilizam principalmente mulheres brancas, o rosto oficial da pornografia é predominantemente branco. No entanto, paralelamente a este gênero existe um material mais agressivo em que as mulheres negras aparecem com mais freqüência. Como uma mulher negra na indústria nos disse: “Este é um negócio racista”, de como ela é tratada pelos produtores no dia-a-dia recebendo pagamento diferenciado nas negociações que ela tem no set.

Sexismo

O mercado de massa contemporâneo da pornografia heterossexual _ a maior parte de mercado de material sexualmente explícito _ é um local onde um significado particular de sexo e gênero é criado e distribuído. A mensagem central da pornografia não é difícil de discernir: mulheres existem para o prazer sexual dos homens, de qualquer forma que os homens quiserem o prazer, não importando as conseqüências para as mulheres. Não se trata apenas das mulheres existirem para o sexo, mas elas existem para o sexo que os homens querem.

Apesar de ingênuas (ou falsas) as alegações sobre a pornografia como um veículo para a liberação sexual das mulheres, a maior parte da pornografia de massa é extremamente sexista. A partir da linguagem ofensiva usada para descrever as mulheres, do  papel subordinado, à própria prática dos atos sexuais _pornografia é implacavelmente misógina. Como a indústria “amadurece” o mais popular gênero desses filmes _chamado “gonzo”, continua a empurrar os limites da degradação e crueldade para com as mulheres. Diretores reconhecem que não tem certeza até onde isso vai chegar a partir do nível atual.

Esta misoginia não é uma característica popular de alguns tipos de filmes, com base em três estudos sobre o conteúdo dos vídeos mainstreams/DVDs pornográficos dos últimos 10 anos, concluímos que o ódio à mulher é fundamental na pornografia contemporânea. Tire todos os vídeos em que uma mulher é chamada de vadia, puta, piranha ou prostituta, e as prateleiras estariam quase vazias. Tire todos os DVDs em que uma mulher se torna o alvo do desprezo de um homem e não sobraria muito com o que sair. Mercado de massa da pornografia não celebra as mulheres e sua sexualidade, mas manifesta o desprezo pelas mulheres e celebra o ponto de vista de expressar sexualmente esse desprezo.

Os de esquerda, normalmente rejeitam as análises biológicas deterministas para a desigualdade. Mas a história do sexo na pornografia é a história do determinismo biológico. O tema principal da pornografia é que as mulheres são diferentes dos homens e gostam de dor, humilhação, degradação, pois elas não merecem a mesma humanidade que os homens porque elas são um tipo diferente de seres. Na pornografia, não é apenas que elas queiram ser  fodidas de modo degradante, mas que elas necessitam.

Pornografia em última análise, conta historias sobre o lugar que pertence ás mulheres _abaixo dos homens.

A maioria da esquerda critica o patriarcado e rejeita o sistema de dominação masculina. Sexo é uma das arenas dessa luta contra a dominação e, portanto, uma arena de luta ideológica. Coloque a percepção da mídia junto com argumentos feministas sobre a igualdade sexual, e você terá um argumento antipornografia.

A necessidade de uma análise consistente do poder

Esquerdistas que de outra forma se orgulham dos sistemas de análise de estruturas do poder, se transformam em individualistas libertários extremistas quando o assunto é pornografia. O sofisticado pensamento crítico que subjaz a melhor das políticas da esquerda pode dar lugar a uma análise simplista, politicamente ingênua e diversionista que deixa a esquerda brincando de cheerleader para uma indústria exploradora. Nestes termos, não devemos analisar a ideologia da cultura e de como ela molda as percepções das pessoas sobre suas escolhas, e devemos ignorar as condições em que as pessoas vivem, pois tudo diz respeito a escolhas individuais.

Uma crítica da pornografia não implica que a liberdade enraizada na capacidade do indivíduo de escolher não é importante, mas argumenta ao contrário, que estas questões não podem ser reduzidas a esse momento de escolha de um indivíduo. Em vez disso, temos que perguntar:  O que é liberdade significativa dentro de um sistema capitalista que é racista e sexista?

Esquerdistas têm sempre desafiado  a argumentação dos poderosos de que a liberdade consiste em aceitar um lugar em uma hierarquia. As feministas têm destacado que um dos sistemas de poder que nos constrange é o gênero.

Defendemos que esquerdistas que tomam a sério o feminismo devem reconhecer que a pornografia, juntamente com outras formas de exploração sexual  _principalmente de mulheres, meninas e meninos, pelos homens _ no capitalismo é incompatível com um mundo em que pessoas comuns podem assumir o controle dos seus próprios destinos.

Essa é a promessa da esquerda, do feminismo, da teoria racial crítica, do humanismo radical – de todos os movimentos libertadores na história moderna.

Gail Dines is a professor of American Studies at Wheelock College in Boston. She can be reached at gdines@wheelock.edu.

Robert Jensen is a professor of journalism at the University of Texas at Austin. He can be reached at rjensen@uts.cc.utexas.edu.

They are co-authors with Ann Russo of Pornography: The Production and Consumption of Inequality. Both also are members of the interim organizing committee of the National Feminist Antipornography Movement.  For more information, contact feministantipornographymovement@yahoo.com  or go to http://feministantipornographymovement.org/

In http://www.hustlingtheleft.com/CRAPP_E_LIB/leftissue.html

Tradução Arttemia Arktos

Textos relacionados:

Pornografia e Prostituição – Uma breve história dos mecanismos de opressao dos machos

Pornografia – enciclopédia sexual dos machos

Publicidade e pornografia simbólica

Pornografia e capitalismo

Sexualidade humana e pornografia industrial

Pornografia é arte feminista? 

Liberdade sexual, pornografia e feminismo

A história de Linda Susan Boreman – de atriz pornõ a militante feminista

Devemos nos preocupar se a pornografia sequestrou nossa sexualidade?

Sim, pornografia é racista

Todo mundo tem problemas sexuais

O meu brainstorm da pornografia

O lado negro da pornografia

Myths of porn

Homens e meninos _ excerto de Pornografia, homens se apossando de mulheres

Pornografia celebra violência contra mulher

Pornografia torna o mundo mais violento

Efeitos da Pornografia

Manifesto antipornografia

Como as políticas do orgasmo sequestraram o movimento feminista

Chamada pelo fim da pornificação da sociedade

Combo sobre exploração sexual de mulheres na pornografia

18 Comentários (+adicionar seu?)

  1. From. Luk
    nov 09, 2012 @ 18:25:04

    Ótimo texto. Tudo o que penso está escrito nele, obviamente de forma muito mais articulada e madura. Eu não sou aintipornografia apenas por causa do “mercado” por trás dela, e sim por causa da dessensibilização, desumanização, escravidão, abuso, estereótipos… e por usar os corpos de PESSOAS (com vidas, sonhos, etc) como um meio para a rápida gratificação de quem consome. Isso sem dúvidas reage no desenvolvimento sexual e na vida social. O ser humano precisa parar de achar que é midia-proof, nós estamos sendo alienados por tudo a toda hora.
    Cada vez mais os corpos femininos são modelados para o ideal, sendo o objeto maior do prazer, enquanto os corpos masculinos apenas precisam estar alí, muitas vezes até mesmo de forma ridicularizada. A sociedade com todas as suas armas ensina que o corpo feminino é lindo (se dentro dos padrões), sensual e vulnerável – enquanto o do homem é apenas um corpo (e é), que serve de instrumento e sempre ativo, não necessariamente vulnerável.
    Infelizmente a maior parte das pessoas que conheço se deixam levar pela banalidade da pornografia, mesmo as que não consomem-na. Eu sou mulher, 20 anos, heterossexual. Me sinto desrespeitada com tudo isso, muitas vezes até mesmo medrosa. Até mesmo nunca tive um namorado, justamente porque todos os homens que me despertaram interesse até então ou acham a Playboy algo “legalzinho” que usam de vez em quando (por downloads ilegais das imagens das revistas) ou consomem a pornografia mesmo que só “lá de vez em quando” (porque apenas ser viciado é ruim)… quando pergunto o que preferem, ah, preferem um onde a mulher é gostosa e satisfaz o macho. E é isso. Não acredito que existam homens hoje em dia da minha faixa etária que tenham os mesmos valores que eu, e isso desanima. Continuo a vida, mas com um pedaço incompleto, pois o amor é preciso!

  2. pharmakhon
    abr 09, 2012 @ 03:28:05

    Artte,
    Esta sua tradução é uma referência central no combate à pornografia.
    Fiz um blog sobre feminismo e questões ligadas à exploração da imagem da mulher na mídia/pornografia. O objetivo do blog é REUNIR ótimos textos e referências que encontro na internet.
    Em um post, indiquei este link e coloquei trechos desta sua tradução (não sou boa em síntese…), com a devida informação sobre autoria da tradução. Peço que se houver qualquer problema com relação a isto, por favor me contate.
    Gostaria muito que visitasse o blog:
    http://www.feminismonanet.blogspot.com
    Abraços

    • arttemiarktos
      abr 10, 2012 @ 18:40:46

      Não tenho nenhum problema com o uso dos textos do meu blog, desde que coloquem o link. Visitei o seu blog e gostei muito. Vou visitar sempre. Abraços.

  3. yume
    dez 25, 2011 @ 14:51:10

    Isso aí que eu descrevi que eu via era na década de 90,eram filmes da série Emmanuelle.Nem sei se ainda existe…mas tinha protagonistas mulheres com problemas emocionais que eram ajudadas por ela,então,apssavama ter vida sexual ativa,com caras lindos e musculosos( *_*!!).Hoje,provavelmente as mulheres estariam sendo taxadas de vadias e estupradas por uma gang.

  4. tuxedosam
    out 27, 2011 @ 02:47:20

    Fã desta mulher *___________*! Dela e da Sheila Jeffreys *____________*!!!!

    E sobre porno: eu já vi materais contendo sexo quando era adolescente só que nem sei como poderia chamá-los.Só pessoas fazendo sexo normal,seria o que? Nem consigo imaginar o que tem nestes sites que os estudos descrevem….

    O Multishow ilustra muito bem quem quer entender do assunto,pois lá passa de tudo e mostra o contraste entre erotismo e pornografia.Tem um programa promovido pela Playboy tv que é altamente misógino: Sexetera.Até guia de como abrir um bordeu os crápuilas mencionaram e deram o site na internete,o da Playboy americana.Tme também a parte “amadora”,gente( mais mulheres,na verdade;os homens não são incentivados a tal) que se expõe como citado aí em cima.Um detalhe: os genitais femininos sempre aparecem,os masculinos são embassados pela câmera,fica explícito o que Naomi Wolf escreveu: “a curiosidade sexual da mulher é considerada obscena”.Muljher pelada pode á vontade;homem pelado é “obsceno”.E claro,tem lésbicas para servir de punheta para machos..>.<!
    São todos programas americanos,só um "Pegadoras",que é brasileiro.

    A maratona sextime é de sexta para sábado,ou sábado…não sei direito.É um bom material para análises.Se os olhos forem bem reinados,observem as expressões das mulheres,até mesmo daquelas que dizme "gostar",e que "estão por vontade própria".

    • arttemiarktos
      nov 01, 2011 @ 12:00:31

      O porno se divide em duas categorias: o soft porn que desumaniza e objetifica a mulher e o hard porn que trata com violencia a mulher objetificada e desumanizada.

      Quanto aos programas de sexo na tv paga, eu assisti alguns e não vi nada que não fosse o mainstream de sempre, ou seja, as mulheres como objeto e servindo ao prazer masculino.

  5. Bia
    maio 22, 2011 @ 16:07:08

    Achei bastante coerente. Mas homens, sejam esquerdista ou não, são sempre homens e portanto, sempre se acham superiores às mulheres. Homens são incoerentes por natureza.

    • arttemiarktos
      maio 23, 2011 @ 11:51:02

      Tanto a suposta superioridade masculina quanto a suposta inferioridade feminina são construções do patriarcado e por isso passíveis de serem desconstruídas.

  6. Maria Júlia
    maio 20, 2011 @ 04:23:13

    Nossa, é genial. Nem tem o que comentar! Ela coloca em palavras o que sempre quis dizer, mas não conseguia. E ela, além de tudo, é extremamente didática!

    Obrigada à tradutora. Irei divulgar loucamente!

  7. Iago
    maio 19, 2011 @ 20:46:03

    Excelente! Estaria eu errado em dizer que o feminismo não combate as imagens como instrumento erótico, e sim os conceitos e práticas que a maioria dessas imagens veicula, a indústria que está por trás delas e as estruturas que essa mídia reinforça?

    Falo isso porque tenho um interesse já antigo por alt-porn, pornografia feminista e o circuito amador, e sempre refleti até onde isso sintoniza com meu feminismo. Sempre pensei que a popularização das câmeras abriu o potencial pra construção e veiculação em grande quantidade de erotismos diferentes, opostos à lógica patriarcal que pauta o mercado pornográfico. Muitas das imagens amadoras acabam repetindo os velhos clichês, e isso é algo que gostaria de ver mudado e em algum nível está mudando (aliás, acompanho várias pessoas ostensivamente sex & body-positive – e tenho visto cada vez mais – que veiculam e trocam imagens de seus próprios corpos, e tem uma relação com isso muito distinta da indústria).

    Abraços!

    • arttemiarktos
      maio 20, 2011 @ 16:19:25

      Não falando pelo feminismo, mas pelo meu feminismo, penso que nossa cultura está saturada de imagens pornográficas e acho dificil que exista algo que possa ser questionador dentro dessa cultura do chamado porno ou erótico, uma vez que sempre vai se reproduzir a normatização do que é o sexo para um determinado grupo e eu rejeito imagens e representações normatizadas do que é o sexo.

      Creio que procurar outras formas de pornografia é legitimar qualquer tipo e para mim significa que pessoas e a sexualidade humana vão continuar a ser exploradas para atender a um determinado nicho do mercado, mesmo quando se denominam amadoras pois como voce mesmo disse, acabam é repetindo os velhos clichês. Aliás, assisti alguns filmes do chamado porno feminino e para mim não passa de soft porn, ou seja, mais do mesmo. Não apóio a pornografia seja que nome se dê. Mas essa é minha opinião e no feminismo existem outras opiniões.

      • yume
        dez 25, 2011 @ 15:00:17

        Só complementando: estes nomes “moderninhos” existem para dar uma suavizada e confundir os que se manisfestam contra pornografia.Uma vez me induziram a entrar num site “libertador feminista” de pornografia e só vi bondagem doentia contra mulheres!!!!Tinha até mulheres amarradas sendo violentadas por máquinas!! E qual o intuito de ter isso num suposto site feminista? ensinar nós mulheres que podemos ter prazer na humilhação? Eu nada vi de revolucionário.

        E mais,se feminista assina em baixo,como poderemos dizer que pornografia é destrutiva? tem mulheres que eu vejo defendendo esta bost apara se passarem por “modernas e bem resolvidas”,e já é um inferno ter que lhe dar com mulheres assim,imagina se feminista for pelo mesmo caminho!

        Então,não é questão do seu feminismo ser assim ou assado,é questão de defender a mulher na íntegra( feminismo de verdade) ou ficar fazendo estas consessões em nome do bem estar do patriaracado( feminismo fashion,ou adaptado,ou seja l´o nome que dão =p)

      • arttemiarktos
        dez 31, 2011 @ 19:20:21

        Eu respondo por mim, mas existem sim mulheres que se dizem feministas e que são a favor da pornografia, infelizmente.

  8. cely
    maio 19, 2011 @ 16:50:25

    Nossa, to de boca aberta. De longe um dos textos mais esclaracedores sobre o assunto. Parabéns à tradutora, isso merece muito destaque!

  9. krasis
    maio 19, 2011 @ 14:02:50

    Magnífico. Não tenho nem o que comentar. Magnífico.

    • arttemiarktos
      maio 19, 2011 @ 14:45:53

      Magnifíca é a luta da Gail Dines contra a exploração sexual das mulheres na pornografia. O texto realmente é magnífico, por isso quis traduzir pra dilvulgar.

%d blogueiros gostam disto: